Graduação Presencial em Direito

Na Graduação em Direito da EPD, você estuda em um campus de dez andares exclusivos para o ensino jurídico e com os melhores professores da área, todos advogados e juristas referência e de amplo renome. Faça sua inscrição e venha para uma instituição nota máxima no MEC e com conteúdo totalmente atualizado com as principais tendências do mercado.

Escolha sua forma de ingresso:

Apresentação

A Escola Paulista de Direto é o centro de excelência dedicado ao Ensino e à Pesquisa na área Jurídica, oferecendo sólida formação, baseada em valores e princípios humanistas, privilegiando as práticas de resolução de conflitos de maneira não adversarial, com foco na negociação, mediação e arbitragem.
Possibilita a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas desde o segundo ano do Curso, estruturado para acadêmicos, que, assistidos por profissionais especializados, atendem à comunidade e acompanham processos.

O Núcleo mantém diversos convênios para fins de estágio e aperfeiçoamento dos estudantes, que permitem o contato direto com as práticas correlatas à sua formação.

Veja algumas vantagens de estudar na EPD

  • Conceito institucional máximo no MEC e Nota 5 (máxima) no Índice Geral de Cursos do MEC
  • Corpo docente único com autores das principais obras para a formação jurídica
  • Infraestrutura com 6 mil metros quadrados voltados exclusivamente para o ensino do Direito
  • Biblioteca com mais de 30 mil exemplares de livros, revistas e outros materiais
  • Salão Nobre espaçoso e confortável para eventos e atividades especiais
  • Atividades extracurriculares com convidados ilustres no meio
  • Grade acadêmica totalmente atualizada com as principais tendências do momento
  • Localização privilegiada no centro de São Paulo (ao lado do metrô São Joaquim)
  • Possibilidade de seguir os estudos com as melhores opções de Pós-Graduação (presenciais e online)

Conheça o Mercado para profissionais formados em direito

O profissional formado no curso de Direito pode atuar na advocacia ou em uma das diversas carreiras jurídicas, tais como Delegado de Polícia (Civil ou Federal), Juiz de Direito (Estadual ou Federal), Juiz do Trabalho, Procurador da República, dos Estados e dos Municípios, Promotor e Defensor Público (Estadual ou Federal), assistente ou assessor jurídico de órgãos públicos e de instituições privadas, podendo ainda trilhar a carreira acadêmica, como professor e pesquisador universitário, além da carreira da diplomacia.

As carreiras jurídicas, vinculadas ao Poder Público, são desempenhadas por bacharéis em Direito, e o acesso, geralmente, acontece por concurso público. Tais carreiras (Promotores, Delegados, Juízes e Advogados Públicos) são reconhecidas como sendo típicas de Estado, o que garante uma remuneração condigna, excelentes condições de trabalho e inequívoca respeitabilidade pública. O concurso público para cada uma delas é, sem dúvida, desafiador; mas conosco você estará preparado para alcançar seus sonhos profissionais e realizar o seu máximo potencial. Acredite, todos nós precisamos do seu talento e inteligência a serviço da justiça.

Os principais cargos do serviço público

  • Juiz de Direito – Toma decisões, julga e sentencia casos. Pode atuar em diversas frentes, como Trabalho, Família, da Criança e do Adolescente, entre outros
  • Procurador da República – Promove ações penais, instaura inquéritos e ações públicas. Controla a atividade policial e deve, por exigência, ser um bom conhecedor dos Direitos Humanos.
  • Defensor Público – É o profissional designado pelo Estado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um advogado.
  • Delegado – Conduz investigações policiais, planeja e controla operações de caráter sigiloso, além de executar medidas de segurança.

O Brasil é um país complexo, com economia sofisticada e diversificada. Neste cenário, a demanda por direitos individuais e coletivos, sejam de natureza pública (Direito Tributário, Administrativo, Eleitoral e Penal), sejam de natureza privada (Direito de Família, Direito Empresarial, Propriedade Intelectual), exige que as melhores e mais seguras decisões sejam adotadas com o suporte da devida orientação jurídica. A atuação profissional dos advogados e das advogadas, na defesa dos interesses dos seus clientes, é, portanto, cada vez mais ampla. O ingresso na advocacia dá-se por meio da aprovação no Exame de Ordem Unificado, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As principais atividades para um advogado

  • Advogado Trabalhista – Trata de todos os assuntos ligados a relações de trabalho no âmbito jurídico. Está entre as áreas que mais crescem ultimamente.
  • Advogado Tributário – Tem por missão garantir a segurança da empresa em caso de processos envolvendo obrigações tributárias. Também ajuda a reduzir a carga fiscal.
  • Advogado de Recuperação Judicial – Muitas empresas precisam de uma boa representação jurídica para negociar prazos, pagamentos, quitar débitos e, finalmente, solicitar sua recuperação judicial, evitando assim a falência.
  • Advogado de Contencioso Cível Empresarial – Com a economia desacelerada, é comum haver quebra de compromisso entre uma empresa e seus fornecedores ou clientes. O papel deste advogado é representar a companhia em tribunais e órgãos administrativos.

Há, ainda, muito espaço para advogados que pretendam atuar nas chamadas resoluções alternativas – ou: Os meios adequados de resolução de conflitos – Em uma sociedade complexa em que o tempo é um fator cada vez mais decisivo para o sucesso de práticas empresariais e preservação de interesses e direitos individuais, é importante reconhecer que nem sempre o “tempo da Justiça” é igual ao “tempo da vida”. Há também circunstâncias nas quais o conhecimento técnico científico é fundamental para harmonizar os interesses das partes diante do caso concreto. Seja pela urgência do tempo, seja pelo alto nível de especialização técnico-científica, nem sempre a judicialização é o melhor caminho. Neste sentido o próprio poder Judiciário incentiva a adoção dos meios adequados de resolução de conflitos como mediação, negociação e arbitragem.

O Bacharelado em Direito, não à toa, é um dos cursos mais procurados por vestibulandos em todo o Brasil, pois se trata de uma carreira respeitada e com muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Entre carreiras jurídicas e posições na iniciativa privada, aos advogados estão reservados alguns dos melhores salários do mercado e sua função na sociedade é muito importante, o que lhes traz muito prestígio e visibilidade.

Mas não adianta apenas se matricular em uma faculdade e esperar que sua vida se resolva. De sua parte, será preciso dedicação aos estudos, determinação e foco. E você ainda precisará somar a isso uma formação de excelência, que lhe ofereça os subsídios necessários para se desenvolver como profissional.

Na EPD, você terá contato com os melhores professores do país, em uma estrutura de 10 andares com 6.000 m2 dedicados exclusivamente ao ensino do Direito e das Ciências Jurídicas – São salas de aula, laboratório de informática, livraria, café, salão nobre, espaços de convivência e uma biblioteca com mais de 30.000 livros, em um espaço planejado para conciliar conforto, desempenho e qualidade didática. Tudo isso em uma localização privilegiada, a poucos metros da Estação São Joaquim do Metrô.

Coordenação

Fernanda Garcia Escane

Doutora em Direito do Estado (área de concentração: Direito Constitucional) e Mestra em Direito das Relações Sociais (área de concentração: Direito Civil comparado).

Cesar Calo Peghini

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina, Doutor em Direito Civil pela PUC/SP, Mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito FADISP, Especialista em Direito do Consumidor na experiência do Tribunal de Justiça da União Européia e na Jurisprudência Espanhola, pela Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo/ES.

Confira todos os professores do curso

Os melhores profissionais do mercado ensinando as últimas tendências.

Ademir de Oliveira Costa Júnior

 Doutorando em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Rosario e Mestre em Direitos Fundamentais pelo Centro Universitário Fieo.

Alexandre Levin

 Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor na Escola Paulista de Direito.

Cesar Calo Peghini

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina. Doutor em Direito Civil pela PUC/SP.

Dagmar Fidelis

Mestre em Direito pelo Centro Universitário FIEO e professora na Escola Paulista de Direito.

Érica Taís Ferrara Ishikawa

Mestre e Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP.

Fernanda Rodrigues Feltran

Mestra em Direito Público (PUC-SP), pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos (ESMP-SP) e em Direito Constitucional (Damásio IBMEC).

Fernanda Garcia Escane

Doutora em Direito do Estado (área de concentração: Direito Constitucional) e Mestra em Direito das Relações Sociais (área de concentração: Direito Civil comparado).

Fernando Hideo Iochida Lacerda

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). 

Flavio Katinskas

Doutor em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos, Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos.

Flávio Murilo Tartuce Silva

Pós-Doutor em Direito Civil pela USP e Doutor em Direito Civil pela USP.

Guilherme Grané Diniz

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo. 

Ingrid Elise Scaramucci Fernandes

Mestranda em Função Social do Direito pela FADISP. Professora da Escola Paulista de Direito.

Lucas Monteiro de Souza

Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mayra Jardim Martins Cardozo

Advogada com perspectiva de gênero, sócia do escritório Martins Cardozo Advogados e Coordenadora do Núcleo de Direito e Gênero do escritório.

Murilo Angeli Dias Dos Santos

Mestre em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu na área de concentração em Epistemologia da Política e do Direito.

Pedro Henrique Abreu Benatto

Doutor em Direito pela Fadisp, Mestre em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

Rafael Marchesan Tauil

Doutor em Ciência Política pela UFSCAR, com período sanduíche pela University of Bristol (UK), mestre em Ciências Sociais pela UNIFESP

Rogerio Luiz dos Santos Terra

Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito – FADISP.

Ronaldo Fenelon Santos Filho

Doutor em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e Coordenador na Escola Paulista de Direito. 

Simone de Alcantara Savazzoni

Doutora em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Eveline Gonçalves Denardi

Doutora e Mestre em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

Andressa Barros

Sócia e CEO do escritório Fragata e Antunes Advogados. Experiência de mais de 20 anos em gestão de escritórios de advocacia.

Sobre o curso

Articulação das atividades acadêmicas

As disciplinas teóricas dos ciclos de formação geral e profissional são plenamente articuladas com as atividades desenvolvidas no Ciclo de Laboratórios, Oficinas e Tutorias em Pesquisa e com as atividades de Prática Jurídica relacionadas com o Estágio Supervisionado.

O trabalho de conclusão de curso está contemplado na matriz curricular, com previsão de elaboração e aprovação de projeto de pesquisa, já com a escolha do orientador, que se reunirá com o aluno durante o ano de realização da pesquisa.

As atividades complementares serão estimuladas e controladas por Coordenação específica, sendo também viabilizadas por iniciativas da Instituição, tomadas pelo Núcleo Docente Estruturante e pelos demais docentes com o aval do Núcleo Docente, desde que haja projeto específico.

Há regulamento das atividades e o objetivo é que o curso de Direito também se mobilize para ofertar diversas atividades, estimulando, não obstante, a busca por conhecimentos ofertados extramuros, conforme será visto no regulamento das atividades complementares.

Os conteúdos curriculares são, portanto, relevantes, atualizados e coerentes com os objetivos do curso e com o perfil do egresso, contando com pleno dimensionamento da carga horária para o seu desenvolvimento.

Confira as disciplinas

Conheça em detalhe as disciplinas do curso de Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito.

1º PERÍODO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

40h

APLICAÇÃO DA LEI PENAL

40h

APLICAÇÃO DA LEI PENAL

80h

APLICAÇÃO DA LEI PENAL

40h

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO – PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

80h

TUTELA JURÍDICA DOS DADOS PESSOAIS E SEUS REFLEXOS CONTRATUAIS E EXTRACONTRATUAIS

40h

LINGUAGEM E EXPRESSÃO

40h

EDUCAÇÃO HUMANA INTEGRAL

40h

2º PERÍODO

PODERES E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

80h

NOÇÕES DE GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS

40h

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL

80h

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL – INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO

40h

PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DO DELITO

80h

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

40h

PRODUÇÃO ACADÊMICA E DE PESQUISA

40h

3º PERÍODO

TEORIA GERAL DO DELITO

80h

DIREITO CONTRATUAL E PROPRIEDADE INTELECTUAL

80h

JURISDIÇÃO PENAL: DO INQUÉRITO AO PROCESSO PENAL

80h

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

80h

ESG – PAUTAS AMBIENTAIS

80h

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

40h

4º PERÍODO

JURISDIÇÃO PENAL: PROCEDIMENTOS, JÚRI E RECURSOS

80h

DIREITO PATRIMONIAL

40h

FUNDAMENTOS DO PROCESSO CIVIL

80h

TEORIA GERAL DA PENA

80h

ESG – PAUTAS DE GOVERNANÇA

100h

POLÍTICAS SOCIAIS E ANTROPOLÓGICAS – ANTIDISCRIMINATÓRIAS

40h

5º PERÍODO

CRIMES CONTRA A PESSOA, CONTRA O PATRIMÔNIO E AFINS

80h

PROCESSO DE CONHECIMENTO

80h

DIREITO DE FAMÍLIA E SUAS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS

40h

ESG – PAUTAS SOCIAIS

80h

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO

40h

DIREITO CAMBIAL E AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO

40h

FILOSOFIA E FILOSOFIA DO DIREITO

40h

6º PERÍODO

CONTRATAÇÕES E LICITAÇÕES PÚBLICAS

80h

DIREITO SUCESSÓRIO E AS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS

40h

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

80h

CRIMES CONTRA O COSTUME, DIGNIDADE SEXUAL, ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA E AFINS

40h

ESG – DESBUROCRATIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

80h

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS, TUTELAS DE URGÊNCIA E EVIDÊNCIA

40h

HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO

40h

7º PERÍODO

TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO E DO DIREITO FINANCEIRO

80h

ÉTICA GERAL, JURÍDICA E COMPLIANCE

40h

METODOLOGIA DE PESQUISA

40h

PROCEDIMENTOS NOS TRIBUNAIS

80h

ESG – PAUTAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

80h

AGENTES PÚBLICOS E RESPONSABILIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DISCIPLINAR

40h

VIDA E CARREIRA

40h

8º PERÍODO

TRIBUTOS EM ESPÉCIE

40h

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

80h

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E REGULAÇÃO ESTATAL DA ECONOMIA

40h

PROCESSO DE EXECUÇÃO

80h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA CÍVEL

40h

MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM DIREITO ELETRÔNICO E A PROTEÇÃO DE DADOS

40h

PSICOLOGIA JURÍDICA e JUSTIÇA RESTAURATIVA

40h

PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TCC I

40h

9º PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA PENAL

40h

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO CIVIL

80h

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

80h

DIREITO DO CONSUMIDOR

40h

PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TCC II

40h

PROCESSO COLETIVO

40h

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

40h

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

40h

10º PERÍODO

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

40h

MEIOS ADEQUADOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS E PRÁTICAS EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

40h

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO E PROCESSO PENAL

80h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA TRABALHISTA

40h

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO PÚBLICO

40h

PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

40h

RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS DECORRENTES DO DIREITO FALIMENTAR E RECUPERAÇÃO JUDICIAL

40h

DIREITO ELEITORAL

40h

DISCIPLINA OPTATIVA

40h

OPTATIVAS

DIREITO IMOBILIÁRIO

40h

TEMAS ATUAIS NO DIREITO

40h

DIREITO PENAL ECONÔMICO

40h

HARD CASES: ESTUDO COMPARADO DOS IRDR´S

40h

LEGAL DESIGN E PROGRAMAÇÃO PARA ADVOGADOS

40h

LEGAL ENGLISH: ESSENTIALS

40h

CIÊNCIA E CONTROLADORIA DE DADOS JURÍDICOS

40h

ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E AS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS

40h

DIREITO SOCIETÁRIO

40h

Manual do aluno

Faça o download do manual do aluno no formato PDF.

Edital

Faça o download do edital vigente no formato PDF.

Matriz

Faça o download da matriz completa em PDF.

Portaria de autorização

Acesse o documento da portaria de autorização do curso.

Relatório CPA

Acesse os relatórios da CPA.

Regimento Interno

Faça o download do Regimento Interno no formato PDF.

Quero saber mais?

Fale com um de nossos consultores através do Whatsapp.

Regulamento

Faça o download do Regulamento da campanha vigente no formato PDF.

Valores

Graduação Matutino – Ingressantes 2024.1
Mensalidade de R$1.918,03

Graduação Noturno – Ingressantes 2024.1
Mensalidades de R$2.131,13

Clique para visualizar os descontos e condições vigentes

  • Vestibular Tradicional* (Agendado) – 40% de desconto – Válidos até dia 12/04/2024
  • Vestibular ENEM** – De 300 a 500 pontos: 50% de desconto; de 501 a 700 pontos: 55% de desconto; de 701 a 900 pontos: 57% de desconto; acima de 901 pontos: 100% de desconto no 1º Semestre e 60% de desconto do 2º ao 10º Semestre – Válidos até 12/04/2024
  • Vestibular Transferência e Segunda Graduação*** – 50% de desconto – Válidos até 12/04/2024
  • Reabertura de Matrícula**** – 50% de desconto – Válidos até 12/04/2024
  • IMPORTANTE
  • * Desconto exclusivo para ingressantes no 1º Semestre do curso em 2024.1, não cumulativo com outros desconto (Campanha válida até 12/04/2024).
  • ** Desconto exclusivo para ingressantes no 1º Semestre do curso em 2024.1, não cumulativo com outros desconto (Campanha válida até 12/04/2024).
  • *** Desconto exclusivo para transferências de matrícula e segunda graduação ingressantes em 2024.1, não cumulativo com outros descontos (Consultar valor bruto da grade).
  • **** Desconto exclusivo para reabertura de matrícula em 2024.1, não cumulativo com outros descontos (Consultar valor bruto da grade).

Para informações sobre descontos em geral, entre em contato conosco através de um dos canais de atendimento.

Escolha sua forma de ingresso:

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil: é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001.

Acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao

ProUni – Programa Universidade para Todos:  é um programa que concede bolsas de estudo, integrais e parciais, e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Acesse http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa

Educa Mais

Acessar o site www.educamaisbrasil.com.br/
 
Quero Bolsa

Acessar o site: www.querobolsa.com.br

Ainda possui dúvidas?

Nome
E-Mail
Telefone
Mensagem

Área de Concentração: Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais

Links úteis:

Contato: 

Telefone: 11 3273-3600
e-mail: info@epd.edu.br

Horários de atendimento: Seg-Sex: 8h às 20h | Sáb: 8h às 12h

Autorizado: